Arquivo de outubro, 2008

COMENTÁRIOS [+]

Viva o reino do design !

Categoria: Design, Sem categoria

Para quem ainda não sabe, a Designlândia , de  Belo Horizonte é a agência responsável por todo o meu registro gráfico.

Nas figuras de Paola Menezes e Fabiana Ferrarezi (já estamos juntos a trezentos anos) as meninas e grande elenco (que trabalham iguais “cachorro sem dono” e, mais do que isso, amam o que fazem), receberam o recorde de indicações  para a  9ª Bienal de Design.

De quatorze projetos enviados, elas foram indicadas para sete !!!!!! Dessas, cinco foram desenvolvidas para este estilista !!!!! Dá uma olhada….

Peças Ronaldo Fraga selecionadas para a 9ª Bienal de design Gráfico

COMENTÁRIOS [+]

Eu indico!

Categoria: Eu indico!, Eventos

Quero iniciar a seção “eu indico” com lugar muito especial de São Paulo…

O Drosóphyla é  tipo um brechó do futuro. Mais que bar, Madame LILI -a dona Lilian Malta Varella- imprime suas memórias em tudo: decoração, cardápio de comidinhas preciosas, drinks, música  e o casarão maravilhoso da época de uma SP que virou  quadro de memória.  Impossivel rotular  este bar; tanto no estilo quanto ao grupo de pessoas que freqüenta o lugar. COMTEMPORÂNEO, o Drosóphyla  esta acima de qualquer rótulo.

Para quem ainda  não conhece, nesta quinta dia 30, ÓTIMA OPORTUNIDADE: terá bailinho no DRO. Chance rara de ouvir e dançar  ao som de Dalva de Oliveira, Elizete Cardoso, Henri Salvador, africanos , chineses e muito mais… numa sempre preciosa seleção de Adriana Tavares. Vale conferir e freqüentar o precioso bric-a-brac  de madame LILI.

 

Drosophyla [sensation bizarre]

Rua pedro taques 80 – Consolação – tel [11] 31 20-55 35  www.drosophyla.com.br

Drosophyla

Drosophyla

COMENTÁRIOS [+]

Lamento…

Categoria: Sem categoria

Foi com muita tristeza que recebemos a noticia da saída do estilista Martim Margiela do cenário da moda. O belga, resistente e inconformista, construiu uma carreira  acima do feio e do bonito. O mínimo que podemos esperar dos gênios!

Descoberto no final dos anos 80, fazia parte da escola Belga de moda da Antuérpia junto com Dries van Noten, Ann Demeulimister, Veronique Branquinho, entre outros. Desfiles insólitos, uma carreira cerebral e conceitual, não impediram que a marca fosse vendida para o grupo Diesel no inicio desta década. Sempre avesso a exposição da mídia (raríssimas são as suas fotos), ele encheu o saco e se desligou da direção criativa da marca que um dia lhe pertenceu….uma baixa lamentável do lado dos resistentes!

A foto que ilustra esse lamento é da primeira loja do estilista em Tóquio. Como todas as outras, funcionava na periferia da cidade( como a de Bruxelas e Paris), no terceiro andar de um prédio sem elevadores e só atendia com hora marcada.

Não adiantava  insistir……

Martim Margiela

 

COMENTÁRIOS [+]

A delicia do projeto talentos do brasil

Categoria: Outras Páginas

Finalizando a etapa de desenvolvimento das coleções, olhamos agora para parte mais complexa: a comercialização das peças. Embora eu participe desses projetos junto às cooperativas desde 2001, sempre tive muito pudor em divulgá-los no meu site e/ou material de imprensa. Me incomoda muito os colegas que fazem alarde na imprensa por trabalho social e só aparecem na comunidade no dia das fotos para imprensa, quando muito…

Por outro lado, embora elas estejam sempre em feiras (o projeto terá stand no Fashion Business de Janeiro), não possuem pontos-de-vendas nos grandes centros. A partir do mês de Novembro, teremos um espaço nas lojas de SP e BH reservado a todos os projetos coordenados por mim. Junto das peças terá a informaçao  da procedência, estória das peças, nome e contato da artesã.

São trabalhos lindos, elegantes e sofisticados….A  renda labirinto e o bordado do agreste paraibano, o couro de peixe em bolsas e acessórios  do pantanal,e a crina de cavalo e lã do Rio Grande do Sul.

Fica combinado, aguardo todos vocês para uma visita depois do dia 20 de Novembro….

Talentos do Brasil

Veja mais imagens das oficinas aqui

COMENTÁRIOS [+]

Novidades…..

Categoria: Eventos, Moda

Fomos convidados para desfilar a próxima coleção, inverno 09, na Semana de moda do México em Guadalajara, no dia 24 de janeiro. Logo depois do spfw….e  no dia  12 de junho, a coleção de verão 09-00, na Colômbia…

Salve Medelín! Salve Los hermanos (e o cd solo do marcelo camelo….).

COMENTÁRIOS [+]

Acervo Ronaldo Fraga pelo mundo!

Categoria: Bossa 50, Eventos, Moda, Outras Páginas, Sem categoria

Estamos com grande parte do nosso acervo passeando pelo mundo!

Abrimos no dia 14 de Outubro a exposição  “Ronaldo Fraga desenhado em roupas e croquis”, no Shopping Plaza em Recife. São 20 looks, sapatos, croquis, livros, acessórios e outras cositas selecionadas pelos curadores Ana Paula de Miranda, Eduardo Maciel, Agueda Pena e Tatiana Toraci. O projeto cenotécnico e assinado pelo designer Eduardo Maciel.

Bom também é a localização do shopping: próximo ao charmoso bairro Casa Forte… eu que detesto shopping gostei muito da atmosfera do plaza. A cenografia quebrou toda frieza comum a esses ambientes.

Vai até o final de outubro.

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Outra Mostra que tem recebido muitos elogios é “Bossa Nova Ilustrada por Ronaldo Fraga”. Não, não é a mesma exposição da Bossa 50 na bienal. Esta – do Centro Cultural da Usiminas em Ipatinga-MG -  traz projeto cenotécnico dos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg, os mesmos que assinam minhas cenografias dos desfiles. Gosto muito do clima de “apartamento de Nara Leão”, dos barquinhos suspensos, dos 30 looks flutuando…. Aliás, as peças são parte da coleção-tributo a Nara Leão, além de outras feitas exclusivamente para a Mostra. Tem também projeção do referido desfile, animação assinada por Letícia Capanema e o vídeo insensatez da Fernanda Takai, o mesmo da exposição do MOT no japão e que já postei aqui antes.

A montagem e produção ficou por conta da super Cibele Teixeira da Paralelo. O projeto gráfico com a top agência Designlandia.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Temos também 15 peças de coleções variadas, no Centro de Cultura Comtemporânea em Osaka, comemorando ainda os 100 anos da  imigração japonesa. Não me pergunte o que estas coleções têm a ver com isso… Disseram que elas falam de um Brasil comtemporâneo…

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

No dia 04, abro exposição no Chile: ”Política e roupa no universo Ronaldo Fraga”. Na ocasião, darei oficina de criação e sustentabilidade para alunos da faculdade de design… Prometo fotos assim que possível.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E finalizando, por enquanto, a mostra “Ronaldo fraga em croquis, riscos e rabiscos”, organizada por Jean Pierre, no Ritz do itaim, do dia 22 de outubro até fins de Novembro.

São croquis das 26 coleções… 

COMENTÁRIOS [+]

Homenagens

Categoria: Eventos, Moda, Outras Páginas

Quero dividir com vocês, as deliciosas homenagens a mim prestadas neste mês.

 A primeira, o convite para integrar a Academia Brasileira de Moda, ocupando a cadeira do saudoso estilista Gregório Faganelo. Em linda festa no maravilhoso Palácio das Laranjeiras no Rio de Janeiro, tomamos posse eu, Glorinha Paranaguá, Heloisa Simão e Guilherme Guimarães.

Para que serve isso?? Você deve estar se perguntando… Bom, sendo o brasil um pais desmemoriado (em todas as instâncias), falar, registrar trabalhos, nomes e pessoas que fizeram e fazem a nossa ainda frágil historia de moda é uma forma de valorização e apropriação de trajetórias que desenharam a história brasileira.

Modéstia muitíssimo a parte, fiquei muito feliz por estar ao lado de profissionais que tanto amo; como Constanza Pascolato, Regina Guerreiro, Paulo Borges, Hildegard  Angel, Maria Cândida Sarmento, Rute Jofily e outros maravilhosos.

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A segunda, a homenagem do Prêmio Planeta Casa da Editora Abril. Este evento anual, que tem foco em sustentabilidade, premia designers, arquitetos e industriais que, com o design, matéria-prima e ações, estão construindo um mundo melhor.

Todo ano um homenageado especial é escolhido pelo júri. Nos anos anteriores, Jaime Lerner e Frans Krajeberg foram os  escolhidos. Neste ano, fomo nós!

Obrigado a toda equipe da Casa Cláudia pelo carinho, organização e essência do evento.