Archive for the 'Bossa 50' Category

COMENTÁRIOS [+]

Acervo Ronaldo Fraga pelo mundo!

Categoria: Bossa 50, Eventos, Moda, Outras Páginas, Sem categoria

Estamos com grande parte do nosso acervo passeando pelo mundo!

Abrimos no dia 14 de Outubro a exposição  “Ronaldo Fraga desenhado em roupas e croquis”, no Shopping Plaza em Recife. São 20 looks, sapatos, croquis, livros, acessórios e outras cositas selecionadas pelos curadores Ana Paula de Miranda, Eduardo Maciel, Agueda Pena e Tatiana Toraci. O projeto cenotécnico e assinado pelo designer Eduardo Maciel.

Bom também é a localização do shopping: próximo ao charmoso bairro Casa Forte… eu que detesto shopping gostei muito da atmosfera do plaza. A cenografia quebrou toda frieza comum a esses ambientes.

Vai até o final de outubro.

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Outra Mostra que tem recebido muitos elogios é “Bossa Nova Ilustrada por Ronaldo Fraga”. Não, não é a mesma exposição da Bossa 50 na bienal. Esta – do Centro Cultural da Usiminas em Ipatinga-MG -  traz projeto cenotécnico dos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg, os mesmos que assinam minhas cenografias dos desfiles. Gosto muito do clima de “apartamento de Nara Leão”, dos barquinhos suspensos, dos 30 looks flutuando…. Aliás, as peças são parte da coleção-tributo a Nara Leão, além de outras feitas exclusivamente para a Mostra. Tem também projeção do referido desfile, animação assinada por Letícia Capanema e o vídeo insensatez da Fernanda Takai, o mesmo da exposição do MOT no japão e que já postei aqui antes.

A montagem e produção ficou por conta da super Cibele Teixeira da Paralelo. O projeto gráfico com a top agência Designlandia.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Temos também 15 peças de coleções variadas, no Centro de Cultura Comtemporânea em Osaka, comemorando ainda os 100 anos da  imigração japonesa. Não me pergunte o que estas coleções têm a ver com isso… Disseram que elas falam de um Brasil comtemporâneo…

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

No dia 04, abro exposição no Chile: ”Política e roupa no universo Ronaldo Fraga”. Na ocasião, darei oficina de criação e sustentabilidade para alunos da faculdade de design… Prometo fotos assim que possível.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

E finalizando, por enquanto, a mostra “Ronaldo fraga em croquis, riscos e rabiscos”, organizada por Jean Pierre, no Ritz do itaim, do dia 22 de outubro até fins de Novembro.

São croquis das 26 coleções… 

COMENTÁRIOS [+]

Insensatez

Categoria: Bossa 50

Faltou postar o video Insensatez , dirigido por Luiz Ferré e na voz de Fernanda Takai.

No site da Bossa Filmes você confere video e making of.

Video Insensatez, na voz de Fernanda Takai

 

COMENTÁRIOS [+]

Bossa 50

Categoria: Bossa 50, Moda
Ei gente,
como prometido, aí está algumas imagens da exposição `Bossa 50`. O acervo fotográfico é lindo, e a seleção musical (de discos raros) do Charles Gavin é de pedir para morrer.
A entrada é franca, e a montagem tem caráter bem didático para iniciantes no tema, sem deixar de emocionar os veteranos..
Vá la. Na bienal até 24 de agosto.
Abraço,
Ronaldo
Bossa 50Bossa 50
Bossa 50Bossa 50
COMENTÁRIOS [+]

“Bossa Nova??? Ouviu uma música, ouviu todas.”

Categoria: Bossa 50, Moda

Era essa a fala da minha tia Pombinha. Fã ardorosa de Orlando Silva e Francisco Alves, não se emocionou nem um pouco pelo fenômeno João Gilberto. O que ela não esperava, era que aquele novo jeito de cantar e tocar iria ultrapassar – de forma drástica – os limites da música.

Com a Bossa Nova, “minha tia” mudou de roupa, trocou os móveis e eletrodomésticos, tinha um novo presidente da república, comprou um fusquinha, elegeu uma miss universo, ganhou uma copa do mundo, e passou á servir petiscos em palitinhos espetados em uma bola de isopor forrada de papel laminado nas festas em torno do violão e da radiola. As mudanças eram para sempre. Aliás, “ela” também se mudou da velha casa com frondoso jardim, para um apartamento modernista. Pela primeira vez descortinava-se um jeito-brasileiro-elegante-e-discreto de ser.

Croquis Bossa 50

Impossível pensar na Bossa Nova como um movimento musical. Foi muito mais que isso. A nova Bossa nos apresentou uma nova forma de vestir, de comer, de comprar, de morar, de sentir e de amar.

Com a Bossa Nova, quem não foi, foi.

Para celebrar os seus 50 anos, entre os dias 15 de julho e 24 de agosto acontecerá a exposição “Bossa 50″, durante a Bienal no Ibirapuera. Como curador da área de moda, apresentarei uma instalação deliciosamente nostálgica com 20 looks inspirados no tempo.

BOSSA 50
Quando: de 15/07 a 24/08
Onde: Pavilhão da Bienal de São Paulo (parque Ibirapuera)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h
Quanto: grátis